01/05/2011

JOGOS HISTÓRICOS: Cosmos 1X3 Grêmio



Em 30 de agosto de 1981 o Grêmio enfrentava pela primeira vez na história um clube norte-americano, fato que até hoje nunca se repetiu. Na oportunidade a equipe gaúcha, campeã do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, enfrentava o até então tetracampeão da North American Soccer League (Campeonato Estadunidense) e finalista da competição de 81, o New York Cosmos.

Banner da partida

Nesse ano o clube fazia uma grande excursão que começou na América Central (dentre as conquistas a Copa El Salvador del Mundo),  passando pela Europa (onde conquistou o Troféu Ciudad de Valladolid) até se encerrar nos Estados Unidos.

No último jogo dos campeões brasileiros antes da volta para casa o adversário não era qualquer um, era o lendário Cosmos, aquele que pode ser considerado o “coração do futebol nos EUA”, pois foi dele que nasceu o gosto do esporte pelos americanos; o time que Pelé defendeu juntamente com Franz Beckenbauer e que tinha como arma letal para a partida o habilidoso Giorgio Chinaglia, ídolo no clube.

Para quem tinha dúvida o Grêmio demonstrou sua força mais uma vez, venceu a equipe americana por 3X1 em pleno Giants Stadium, com Giorgio em campo e Renato Portaluppi no banco. A partida, de caráter amistoso, é um marco no futebol brasileiro, sendo que o Tricolor dos Pampas fora, juntamente com São Paulo e Santos, um dos poucos clubes do Brasil a enfrentar uma equipe dos Estados Unidos.






DADOS DO JOGO
Local:Nova Jersey / EUA
Data:30/08/1981
Estádio:Giants Stadium
Gols:Desconhecido



 GRÊMIO
COSMOS 
LEÃO
HUBERT_BIRKENMEIER
UCHOA
ANDRANIK ESKANDARIAN
NEWMAR
ROBERT IARUSCI
DE_LEÓN
JEFF DURGAN
BAIDEK
CARLOS ALBERTO
CHINA
RICKY DAVIS
PAULO_ISIDORO
BORIS BANDOV
VILSON_TEDEI
JULIO CESAR ROMERO
TARCISO
STEVE MOYERS
BALTAZAR
CHICO BORJA
ODAIR
GIORGIO CHINAGLIA
TÉCNICO: ENIO_ANDRADE
TÉCNICO:


 


Equipe gremista de 1981


Equipe do Cosmos de 1981



3 comentários:

Os gols do Gremio foram marcados por: Baltazar, Paulo Isidoro e Héber.

Sim. no site futebol80. Inclusive tem todos os resultados de vários clubes e seleções desde 1977 até resultados atuais.

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011