.
Brasileirão 1981Copa Libertadores 1983Mundial de Clubes de 1983Copa Libertadores de 1995Campeonato Brasileiro de 1996

09/02/2010

Grêmio Campeão da Recopa Sul-Americana de 1996



A conquista do bicampeonato Copa Libertadores da América em 1995 deu ao Grêmio a possibilidade de participar pela primeira vez da Recopa Sul-Americana, já que em 83, ano do primeiro título do continente, não havia sido criada a competição. O rival na disputa era um argentino copeiro, mais uma vez o Imortal precisava demonstrar sua força diante de uma equipe a sua altura.


A competição

Criada em 1989, a Recopa Sul-Americana era uma das principais competições da América, até então somente o São Paulo entre os times brasileiros a havia conquistado, nos anos de 93 e 94. Além do clube paulista, Boca Juniors, Colo-Colo, Nacional e Independiente tinham levantado o troféu uma vez cada.

O regulamento da competição oscilava, alguns anos era disputado dos jogos de ida e volta, em outros se definia o campeão em jogo único e campo neutro, caso da Recopa de 96. Os participantes eram o Campeão da Libertadores e o vencedor da Supercopa Libertadores do ano anterior, sendo que após a extinção da segunda o campeão da Copa Sul-Americana passou a disputar o titulo com o campeão da América.


A conquista

Embalado com o belíssimo ano anterior, o Grêmio chegava a 1996 com pinta de favorito nas mais diversas competições que disputaria. Não era por menos, grande parte do elenco vencedor estava mantido, os japoneses teria o prazer de assistir o Tricolor dos Pampas mais uma vez com Paulo Nunes, Jardel, Arce, Rivarola, Roger, Carlos Miguel, Adilson e Danrlei, aquele time que havia encantado uma geração mesmo perdendo o Mundial para o poderoso Ajax da Holanda meses antes.

Do lado contrário estavam "Los Rojos" do Independiente de Avellaneda, decacampeões na América, os argentinos sabiam bem como derrotar um adversário em competições sul-americanas. Os rivais eram velhos conhecidos, já quem em 1984 derrotaram a equipe tricolor na final da Libertadores, adiando o tão sonhado bicampeonato da competição.

Então, no dia 7 de abril, na cidade de Kobe, Japão, o Grêmio enfrentava mais um rival na busca pelo terceiro título continental de sua história. O jogo iniciou truncado, mas com superioridade dos gaúchos, aos 19 minutos do primeiro tempo, o goleador Jardel marcava o primeiro de cabeça, mas os argentinos não deixaram barato, respondendo três minutos depois com gol de Burruchaga. Antes do intervalo, aos 51 minutos, Carlos Miguel colocou o Tricolor na frente novamente,  deixando a nação gremista mais tranquila para o intervalo.

No segundo tempo mais Grêmio, os azuis começaram esperando o adversário e saindo em contra-ataques. Aos 13 minutos o arbitro Epifanio González marcou penalidade máxima pela falta de Rotchen contra Carlos Miguel dentro da área hermana, na cobrança o Capitão América Adilson, não perdoou, fazendo o terceiro do Imortal. Sempre deixando sua marca, Paulo Nunes não ficou de fora, fazendo o quarto gol aos 35 minutos. O Grêmio se sagrava Campeão da Recopa-Sul Americana com goleada nos decacampeões da América do Sul.




DADOS DA FINAL
Local:Kobe/Japão
Estádio:Kobe Universiade Memorial
Data:7 de abril de 1996
Hora:
Árbitro:Epifanio González (PAR)
Assistentes:
Gols Grêmio:Jardel aos 19 minutos do 1º tempo
Carlos Miguel aos 51 minutos do 1º tempo
Adilson aos 13 minutos do 2º tempo
Paulo Nunes aos 35 minutos do 2º tempo
Gols_Flamengo:Burruchaga aos 22 minutos do 1º tempo




GRÊMIOINDEPENDIENTE
DANRLEIMONDRAGÓN
ARCECLAUSEN
RIVAROLAROTCHEN
ADILSONSERRIZUELA
ROGERRAMÍREZ
JOÃO_ANTÔNIOCAGNA
GOIÂNOACUÑA
AILTONDOMIZZI
CARLOS_MIGUELBURRUCHAGA
JARDELMAZZONI
PAULO_NUNESMOLINA
TÉCNICO:
LUIZ FELIPE SCOLARI
TÉCNICO:
GREGÓRIO PEREZ

8 comentários:

bela bosta .mengao maior time do mundo.

Em falcatruagem e roubar títulos, como o nosso de 82, com toda certeza.

Bullshit!! O Colorado tem duas dessas!!

o colorido tem duas mais nos fomos os primeiros a conquista-la.

gremio mono recopa... uhauhauha... vcs foram o primeiro e único gaucho bi-segundona!! kkk

os primatas adoram o Grêmio, não se seguram de vontade de postar coments em nossos títulos (aliás, pq pesquisam sobre nós? muito amor?).
Estude um pouco mais sobre a história do futebol gaúcho antes de postar, afirmações erradas fica feio, o Grêmio não foi o único rebaixado duas vezes.

sim, tens razão!! juventude, caxias, brasil-pel tb neh? kkkkkkkkk

Isso mesmo!. Instruindo primatas pelo bem da humanidade.

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011