.
Brasileirão 1981Copa Libertadores 1983Mundial de Clubes de 1983Copa Libertadores de 1995Campeonato Brasileiro de 1996

24/01/2011

MATUTANDO: Quem é o culpado?



Já não é nova a notícia da saída do goleador Jonas do Grêmio, muitas opiniões formaram-se desde a notícia no princípio do dia, mas delas as que realmente se possa tirar proveito são poucas. O atacante saiu e isso é fato irremediável, o que pode ser feito é encontras os culpados e exigir reposição dos atuais responsáveis.


ANTIGA DIREÇÃO

Para mim, um dos grandes responsáveis pela saída do jogador são os antigos mandatários do clube. Segundo o ex-presidente Duda, o Grêmio só renovou com Jonas na época em que o futebol grego o queria porque o clube aceitou uma clausula de multa rescisória pequena. Convenhamos que se o jogador queria sair naquela época que fosse vendido por um valor decente e não a besteira que pagaram para o Imortal agora.

A direção antiga resolveu ter um resultado em curto prazo, mesmo que isso custasse milhões aos cofres do Grêmio. A idéia de curto prazo não vem só da renovação de Jonas, pois, desde que assumiram os dirigentes gremistas já haviam feito vários negócios que comprometeram o clube, este foi apenas mais um.


NOVA DIREÇÃO

Não bastando o nó que a antiga direção deu, a nova pecou mais uma vez, das tantas desde o começo do ano, em fortalecer o grupo DA LIBERTADORES. Ronaldinho, Gilberto Silva, Rodolfo e agora Jonas entram para a lista, que é ainda maior, de insucessos da nova direção em 2011.

Os erros que estão sendo cometidos não são poucos e podem custar mais um ano na seca de títulos de expressão. Apesar de tudo é a nova direção o menor peso da culpa sobre a saída de Jonas, se é que os novos dirigentes têm alguma.


JONAS

Muitos estão chamando o atacante de mercenário, apenas o chamaria de esperto. O jogador renovou seu contrato com o clube de forma que sua saída para a Europa fosse a mais tranquila possível, ele propôs e a direção aceitou, o que há de errado com isso?

A síndrome na torcida gremista na caça pelos mercenários é simplesmente ridícula. Nós chegamos a um ponto em que esquecemos que futebol é profissão e que nós em nossas vidas profissionais não faríamos diferente de Jonas se alguém nos oferecesse um emprego melhor, por exemplo.

O atacante não foi bandido como Ronaldinho, por exemplo. Ele fez uma proposta para a antiga direção, eles aceitaram e o jogador usufruiu de um direito que todos temos, o livre arbítrio.


TORCIDA

Aqui encontro o núcleo da culpa na saída de Jonas. A torcida tricolor é, sem dúvida, a maior culpada pela saída do jogador. Analisando com calma a situação é fácil ver como foram culpados os gremistas.

Em 2010 Jonas foi o mestre em fazer gols e todos os amavam, mas em 2009 não faltou vaias para ele. No começo de 2011, no SEGUNDO JOGO DA EQUIPE, no GAUCHÃO, o time guerreiro de 2010 foi vaiado, repito, VAIADO. Onde fica a inteligência de um torcedor que vaia um time com dois jogos de Gauchão jogados? Eu não sei.

Para Jonas é muito mais fácil ganhar mais na Europa jogando em um clube que quase não tem torcida para vaiar do que sofrer como em 2009, por exemplo. Não sou a favor do apoio incondicional, mas, para mim, vaias só no fim do jogo. Agora o atacante vai para um clube em que não será pressionado, enquanto nós vamos sofrer para aprender a torcer como em anos anteriores.


LIBERTADORES

Tá difícil! Eu, que estava no começo do ano achando que a copa estava na mão, agora não tenho tanta certeza se vamos longe na competição com o que temos. Falta um meio campo de qualidade para fazer dupla com Douglas (alguém com nome), um zagueiro xerifão para a defesa e um lateral esquerdo de qualidade, além da peça de reposição para o lugar de Jonas. Assim pode-se dizer que falta meio time e a direção, aparentemente, anda em passos de tartaruga, pois não contratou ninguém ainda.



Mudando de assunto

Parece que o Grêmio já pensa em Loco Abreu para o lugar de Jonas, pode ser uma boa ter o jogador de volta ao Olímpico. Segundo notícias, o avante não estaria feliz no Botafogo devido a uma crise dos jogadores com o treinador Joel, o que facilitaria a vinda.

Vamos esperar, pois depois das últimas notícias eu só comemoro quando o contrato está assinado.

0 comentários:

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011