14/03/2012

Arena do Grêmio poderia ser 5 estrelas segundo critérios da UEFA

Estranho, pretensioso ou utópico. Escolham a palavra que quiserem, mas a verdade é que a Arena do Grêmio teria 100% de potencial para ser considerado um estádio 5 estrelas em caso de avaliação pela UEFA. Abaixo citarei os requisitos que um estádio necessita para alcançar esse status e se igualar a Camp Nou, Santiago Bernabéu, San Siro, Stade de France, Amsterdam Arena, Old Trafford, Wembley e tantos outros gigantes.


Critério para avaliação de estádios 5 estrelas da UEFA:
(informações de 2008, a princípio não houve alteração)

• Capacidade mínima de 50.000 (local 5-estrelas)/30.000 (local 4-estrelas) - assentos individuais com apoio para as costas. (Os locais que têm ainda assentos individuais, sem apoio imóvel apropriado para as costas continuarão a ser aceitos. No futuro, entretanto, uma maior atenção será despendida a este aspecto, e que influenciará a decisão do comitê a respeito da adição dos locais a estas categorias da lista).

A Arena do Grêmio terá capacidade para 60.500 torcedores, sendo que em jogos oficiais da FIFA serão adicionadas cadeiras removíveis no setor da Geral, único que não terá cadeiras sempre. Todas as cadeiras terão apoio para as costas.


• Dimensões do campo de 105m x de 68m. O campo do jogo deve estar em condições perfeitas e estar preparado para acolher uma final (qualidade da grama, da irrigação, da superfície lisa, etc.).

As dimensões do gramado serão exatamente as exigidas pela UEFA, sendo que o campo atual do Grêmio foi eleito o melhor do Brasil no ano passado, logicamente um dos melhores da América do Sul (se não o melhor). A qualidade deveria apenas ser mantida.


• Cercas (alambrados) protetoras em torno do campo de jogo não são aceitas. Os locais que têm tais instalações não serão incluídos na lista.

A Arena terá fosso, consequentemente não teria alambrado também, apenas um muro como existe no Olímpico.


• Espaço suficiente em torno do campo de jogo para anunciar placas publicitárias e pelo menos 18 câmeras de televisão. Além disso, deve haver bastante espaço entre as traves e a primeira fileira de assentos para espectadores atrás de ambas as traves, para um mínimo de 150 fotógrafos.

Serão 10 metros de distância entre a primeira fileira e o gramado, obviamente deverá haver espaço tanto para as câmeras, como para fotógrafos e publicidade exigidos pela UEFA.


• Vestiários para ambas equipes e árbitros (tamanho e acomodações iguais para ambas equipes, além de espaçosos, brilhantes e limpos).

Os vestiários da Arena serão o último conceito em estrutura, garantido o conforto e preparação com excelência de árbitros, mandantes e visitantes.


• Local para anti-doping apropriado e propriamente equipado.

Segue o mesmo conceito do requisito acima.


• Refletores com intensidade mínima de 1.400 lux (eV) em direção da câmera principal, e de 1.000 Lux (eV) em direção as outras áreas do estádio, mais uma fonte de alimentação eficiente de emergência (gerador), capaz de fornecer sem interrupção a mesma intensidade luminosa que o refletor principal.

Os atuais refletores do estádio Olímpico são um dos principais problemas do velho casarão. Com toda certeza a iluminação da Arena deve atingir os padrões de excelência exigidos pela UEFA. Igualmente o aditivo aprovado no ano passado previu um gerador para o estádio.


• Modernas instalações de segurança (sistema de monitoração do acesso, sistema adequado de PA, etc.).

• Um permanente sistema de TV de vigilância a cores que possa monitorar o movimento dos espectadores, assim como seus comportamentos dentro e fora do estádio. Esta instalação também produz fotos de todos os “baderneiros”, que podem ser levados imediatamente aos oficiais de segurança/stewards (pessoas treinadas e preparadas para responder aos incidentes, inclusive racistas) no estádio.

Talvez ai tenhamos dois dos principais problemas para uma simbólica 5 estrelas na Arena, pois dificilmente o novo estádio estaria com tais sistemas em operação, todavia, por ser um assunto de administração, pode estar previsto ou ser implantado no decorrer do tempo.


• Clara sinalização para que todos possam compreender dentro e fora do estádio, bem como suas imediações.

A Arena cumprirá este requisito na integralidade.


• Assentos apropriados e cobertos para os espectadores deficientes e seus acompanhantes (mínimo de dois setores com pelo menos 50 lugares cada um). As áreas para espectadores deficientes devem ser adequadamente equipadas com facilidades para banheiros e local para venda de bebidas.

O estádio terá 100% dos lugares cobertos (algo que muitos estádios 5 estrelas na Europa não possuem), igualmente será referência em acessibilidade e conforto para os deficientes. Diferentemente dos estádios europeus, que possuem banheiros feminino e masculino adaptado para deficientes de uso geral, a Arena do Grêmio terá um banheiro exclusivo para portadores de deficiência, aumentando ainda mais o conforto e comodidade dos torcedores especiais.


• Instalações sanitárias aceitáveis para espectadores (ambos os sexos), em condições de quantidade, de limpeza e dentro dos padrões. Os banheiros sem assentos não serão aceitos para espectadores de ambos os sexos.

A Arena cumprirá este requisito na integralidade e, conforme mencionado no requisito anterior, os deficientes possuirão banheiro próprio para maior conforto, um conceito único de estádio com essa característica.


• Alimentação de primeira classe nas instalações dos meios de comunicação, nos locais das câmeras, de lugares de trabalho, de estúdios da tevê, etc., de acordo com “as Orientações UEFA para Instalação de Mídia”.

Neste caso teria que ser analisado quais são as "Orientações UEFA para Instalação de Mídia". O que se sabe é que a Arena terá diversos pontos de alimentação, nos mais diversos setores e, inclusive, atendimento de primeira classe.


• As instalações de primeira classe adequadas devem ser fornecidas para VIPs, incluindo um mínimo de 150 lugares honorários em camarotes na Tribuna VIP.

A Arena possuirá diversos locais, como as cadeiras gold e os camarotes.


• Aeroportos internacionais capazes de lidar com enormes demandas extras para uma final de competição UEFA (capacidade para até 60 vôos fretados por dia além da normalidade e vôos programados).

Aí encontramos um grande problema, principalmente por a resolução esse fato não estar ao alcance do Grêmio. O Aeroporto Internacional Salgado Filho está em reforma, o que deverá aumentar sua capacidade e, quem sabe, se já não cumpre, cumpriria esse requisito na integralidade.


• Acomodação adequada de hotel. Para UEFA e seus sócios, pelo menos 1.000 quartos de hotel 5 estrelas (Liga dos Campeões da UEFA) e 500 quartos (Copa da UEFA) são necessários. Além disso, muitas outras acomodações de hotéis em todos os tipos de categoria devem estar disponíveis.

Em um rápido levantamento pode se observar que Porto Alegre possui hoje o número de quartos exigidos pela UEFA, igualmente até a Copa do Mundo e após a conclusão do Hotel da Arena, teríamos tranquilamente esse requisito superado.



Como podemos observar, a Arena do Grêmio possui todos os requisitos e\ou potencial para adquirir o status de estádio 5 estrelas da UEFA, a confederação mais exigente do Mundo (superando inclusive a FIFA), um estádio de primeiro mundo, um conceito que fará história e marcará mais um grande salto do Grêmio rumo a mais uma era de muitas conquistas.

14 comentários:

por muitos anos estaremos a frente deles em conforto, beleza, e funcionalidade. mas nao se esqueçam .precisamos de uma equipe forte e com pegada que eh a verdadeira cara do GREMIO IMORTAL.

depois da arena grêmio o fultebol gaúcho nunca mais será o mesmo. será concerteza melhor do quê já é.

a arena nao vai ter fosso , eles desistiram dessa ideia, corrige ai :D

Ué. da pra ver o fosso pelas fotos. Como assim desistiram?

a arena grêmio continuará com o fosso como mostra nas fotos e como cita no gremio.net ou neste mesmo site

vai ter fosso, mas tem uma rampa para fechar o fosso nao ??

A Arena está incrível! E pode ser o melhor estádio (estádio não, Arena) do Brasil e América do Sul. Mas estou indignado que a FIFA quer proibir a AVALANCHE da torcida do Grêmio.

O grêmio é diferencial no brasil e no mundo nao por um estadio mais por uma torcida que emociona e vibra cm nenhuma outra mais agora com esse lindo estadio e essa linda torcida não tem pra ninguem .......vamo gremio!

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Web Page Traffic Counters

Visitantes desde 26/11/2011